4.1 Instalação de pacotes

Existem três principais maneiras de instalar pacotes. Em ordem de frequência, são:

  • Via CRAN (Comprehensive R Archive Network): install.packages("nome-do-pacote").
  • Via Github: devtools::install_github("nome-do-repo/nome-do-pacote").
  • Via arquivo .zip/.tar.gz: install.packages("C:/caminho/nome-do-pacote.zip", repos = NULL).

Para conseguir instalar alguns pacotes no Linux, você pode precisar instalar dependências do sistema manualmente. Por exemplo, se você quer instalar o pacote devtools no R, será necessário ter as bibliotecas curl, openssl, httr e git2r.

Essas dependências geralmente podem ser instaladas no terminal por meio do comando apt-get install nome-da-biblioteca. Caso você não consiga instalar um pacote devido a ausência de uma dependência, uma maneira de saber quais bibliotecas você precisa instalar é observar as mensagens que aparecem no console durante a tentativa da instalação do pacote.

4.1.1 Via CRAN

Instale pacotes que não estão na sua biblioteca usando a função install.packages("nome_do_pacote"). Por exemplo:

install.packages("tidyverse")

E, de agora em diante, não precisa mais instalar. Basta carregar o pacote com library(magrittr).

Escreva nome_do_pacote::nome_da_funcao() se quiser usar apenas uma função de um determinado pacote. O operador :: serve para isso. Essa forma também é útil quando se tem duas funções com o mesmo nome e precisamos garantir que o código vá usar a função do pacote correto.

4.1.2 Via Github

Desenvolvedores costumam disponibilizar a última versão de seus pacotes no Github, e alguns deles sequer estão no CRAN. Mesmo assim ainda é possível utilizá-los instalando diretamente pelo github. O comando é igualmente simples:

devtools::install_github("rstudio/shiny")

Apenas será necessário o username e o nome do repositório (que geralmente tem o mesmo nome do pacote). No exemplo, o username foi “rstudio” e o repositório foi “shiny”.

Se você não é familiar com o github, não se preocupe! Os pacotes disponibilizados na plataforma geralmente têm um README cuja primeira instrução é sobre a instalação. Se não tiver, provavelmente este pacote não te merece! =)

4.1.3 Via arquivo .zip ou .tar.gz

Se você precisar instalar um pacote que está zipado no seu computador (ou em algum servidor), utilize o seguinte comando:

install.packages("C:/caminho/para/o/arquivo/zipado/nome-do-pacote.zip", repos = NULL)

É semelhante a instalar pacotes via CRAN, com a diferença que agora o nome do pacote é o caminho inteiro até o arquivo. O parâmetro repos = NULL informa que estamos instalando a partir da máquina local.

A aba Packages do RStudio também ajuda a administrar os seus pacotes.


Curso-R