Capítulo 9 Relatórios

Depois de fazer toda a nossa análise dentro do R, não é justamente na hora de mostrá-la ao mundo que vamos abandonar as vantagens de estarmos dentro de uma linguagem de programação.

Com a ajuda do R Markdown, uma interface de anotações que combina texto livre com códigos em R, podemos construir relatórios não só reprodutíveis, mas elegantemente bem formatados, sem sair do R!

Ilustração por <a href='https://github.com/allisonhorst/stats-illustrations'>Allison Horst</a>.

Figura 9.1: Ilustração por Allison Horst.

Além do próprio {rmarkdown}, existem diversos pacotes que podem ser utilizados para ampliar os produtos que elaboramos com R Markdown. Podemos criar/escrever:

Antes de mais nada, vamos instalar os pacotes {rmarkdown} e {knitr}. O primeiro reune todas as funcionalidades para juntar nossos textos narrativos e códigos de R. O segundo vai fazer a magia de transformar nossos simples arquivos de texto em arquivos HTML, PDF e Word (.doc) bonitões.

install.packages(c("rmarkdown", "knitr"))

Nas seções a seguir, vamos mostrar como começar a utilizar o R Markdown para criar esses documentos. Não se esqueça de conferir (e deixar por perto) as folhas de cola sobre R Markdown:


Curso-R