Capítulo 9 Relatórios
Depois de fazer toda a nossa análise dentro do R, não é justamente na hora de mostrá-la ao mundo que vamos abandonar as vantagens de estarmos dentro de uma linguagem de programação.
Com a ajuda do R Markdown, uma interface de anotações que combina texto livre com códigos em R, podemos construir relatórios não só reprodutíveis, mas elegantemente bem formatados, sem sair do R!
 
Figura 9.1: Ilustração por Allison Horst.
Além do próprio {rmarkdown}, existem diversos pacotes que podem ser utilizados para ampliar os produtos que elaboramos com R Markdown. Podemos criar/escrever:
- livros (como este!) — bookdown; 
- apresentações — xaringan; 
- currículos, cartas e trabalhos acadêmicos — pagedown; 
- tutoriais interativos — learnr; 
- artigos científicos — rticles. 
Antes de mais nada, vamos instalar os pacotes {rmarkdown} e {knitr}. O primeiro reúne todas as funcionalidades para juntar nossos textos narrativos e códigos de R. O segundo vai fazer a magia de transformar nossos simples arquivos de texto em arquivos HTML, PDF e Word (.doc) bonitões.
install.packages(c("rmarkdown", "knitr"))Nas seções a seguir, vamos mostrar como começar a utilizar o R Markdown para criar esses documentos. Não se esqueça de conferir (e deixar por perto) as folhas de cola sobre R Markdown: