Capítulo 8 Visualização
Agora que já temos em mãos as ferramentas para importar, arrumar, transformar e sumarizar os nossos dados, podemos dar um passo adiante no ciclo da Ciência de Dados: a construção de visualizações.
Visualizar os dados é uma etapa importantíssima da análise estatística, pois é a partir dela que criamos boa parte da intuição necessária para escolher o teste ou modelo mais adequado para o nosso problema. Muitas vezes, um problema de análise de dados pode ser resolvido apenas com visualizações. Além disso, elas são o principal combustível da etapa de Comunicação da análise.
Visualizações podem ser uma simples medida resumo (frequência, média, variância, mínimo, máximo etc), um conjunto dessas medidas organizadas em uma tabela, ou a representação (de uma parte) dos dados em um gráfico. Neste capítulo, mostraremos como construir gráficos e tabelas bem formatadas dentro do R. Começaremos com a construção de gráficos e, em seguida, falaremos sobre a formatação de tabelas11.
Mas, antes de mais nada, o que é um gráfico estatístico?
Em geral, boa parte do trabalho necessário para a construção de uma tabela descritiva pode ser feito com as funções dos pacotes
{dplyr}
e{tidyr}
, vistas no capítulo anterior.↩︎